A Gastrectomia vertical também conhecido como Sleeve é um procedimento bariátrico que consiste na construção de um novo estômago, em forma de um tubo fino e estreito, através da remoção de cerca de 80% do estômago original, o que restringirá a ingestão alimentar.
Apresenta também uma grande diminuição da sensação de fome por reduzir a produção de um hormônio chamado grelina que entre outros benefícios reduz o apetite do paciente, além de contribuir muito no tratamento do diabetes por favorecer o controle das taxas de glicose no sangue em virtude das alterações benéficas no cenário metabólico e hormonal.
É uma operação com excelentes resultados quando bem indicada.
O Bypass Gástrico – também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux – é uma cirurgia onde o estômago fica reduzido e o caminho percorrido pelo alimento é menor. Assim, o espaço para armazenamento de alimentos e a absorção de calorias são diminuídos..
Ainda, o procedimento gera uma mudança no perfil metabólico e hormonal estimulando a produção do hormônio insulina e vários outros hormônios produzidos pelo trato digestivo, que chamamos de entero-hormônios, como GLP1, PYY, Oxintomodulina, entre outros, e a diminuição da produção de outros, como a Grelina. Esta mudança faz com que a sensação de saciedade aumente e a vontade de comer por prazer e não por necessidade diminui, favorecendo assim um emagrecimento consistente do paciente e a adoção de melhores hábitos alimentares. Além do mais esta alteração metabólica e hormonal contribui muito para o maior controle glicêmico fazendo com que os pacientes diabéticos tenham uma grande chance de não precisar mais do uso de medicamentos para o manejo da glicose no sangue como a insulina e os comprimidos antidiabéticos.
É um procedimento consagrado, seguro e eficaz.